Primeiro pontífice americano da história é fã das quadras e sonha em voltar a jogar
O mundo acompanhou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo líder da Igreja Católica, e os amantes do esporte ganharam uma curiosidade a mais sobre o recém-eleito Papa Leão XIV. Nascido Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano da história revelou em uma entrevista anterior seu amor por um esporte em particular: o tênis.
— Eu me considero um tenista bastante amador. Desde que deixei o Peru, tive poucas oportunidades de praticar, por isso estou ansioso para voltar às quadras. Não que esse novo emprego tenha me deixado muito tempo livre para isso até agora — afirmou o então cardeal, em entrevista ao jornal católico Augustinian Order, de Chicago, em 2023.
Antes de sua eleição como papa, Leão XIV viveu duas décadas no Peru, onde foi bispo e chegou a receber cidadania peruana. Sua ligação com o esporte parece ter seguido com ele mesmo durante suas funções religiosas. A entrevista foi concedida pouco depois de ser nomeado cardeal por Papa Francisco, em janeiro de 2024.

Agora, com a responsabilidade de guiar mais de 1 bilhão de católicos pelo mundo, resta saber se o novo papa conseguirá encontrar tempo para praticar seu esporte favorito. Uma coisa é certa: Leão XIV entra para a história não apenas como o primeiro papa dos Estados Unidos, mas também como um tenista amador declarado.




