O Atlético-MG está na decisão da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira (28), o Galo superou o Independiente del Valle por 3 a 1, na Arena MRV, e conquistou uma classificação inédita para a grande final do torneio continental. Arana e Bernard marcaram ainda no primeiro tempo, enquanto Spinelli diminuiu na etapa complementar. Mas coube a Hulk, ídolo e símbolo da equipe, encerrar um jejum de 15 partidas sem gols e selar a vitória com um toque preciso, frente a frente com o goleiro adversário.
Após ter sido finalista da última Copa Libertadores — quando parou diante do Botafogo —, o Atlético volta a disputar uma decisão internacional. Esta já é a melhor campanha do clube na história da Sul-Americana.
Na final, o time mineiro enfrentará o vencedor do duelo entre Lanús e Universidad de Chile, que se enfrentam na próxima quinta-feira (30), às 19h (de Brasília), no Estádio Cidade de Lanús. No confronto de ida, argentinos e chilenos empataram em 2 a 2. A decisão única será disputada em Assunção, no Paraguai, no dia 22 de novembro, no Estádio Defensores del Chaco.
Além do título inédito, a Sul-Americana representa para o Atlético uma oportunidade concreta de garantir vaga na Libertadores de 2026 e também disputar a Recopa Sul-Americana.
Domínio absoluto na primeira etapa
Empurrado por sua torcida, o Galo dominou amplamente o primeiro tempo. Embora o Del Valle tentasse trocar passes no campo de defesa, encontrava dificuldades para superar a intensa marcação atleticana. O gol, contudo, demorou a sair. Aos 37 minutos, após uma sequência de lances confusos na área e uma grande defesa do goleiro Villar, Arana apareceu no momento certo para empurrar a bola para o fundo das redes, fazendo a Arena MRV tremer.
Pouco antes do intervalo, aos 43, Dudu fez bela jogada pela esquerda e encontrou Bernard, que completou com categoria. O lance simbolizou a recuperação de dois jogadores que voltaram a ser protagonistas nesta Sul-Americana.
Reação equatoriana e redenção do ídolo
O Independiente del Valle voltou mais agressivo na segunda etapa e chegou a diminuir aos 18 minutos, com Spinelli aproveitando rebote de Everson. O gol deu novo ânimo aos visitantes, mas o Atlético respondeu rapidamente.
Aos 27 minutos, Alonso lançou em profundidade e encontrou Hulk em posição perfeita. O atacante dominou e finalizou com precisão, marcando o terceiro gol e encerrando um longo jejum sem balançar as redes. Emocionado, ajoelhou-se no gramado em agradecimento, cercado pelos companheiros. O tento sacramentou a classificação e reafirmou o protagonismo do camisa 7 na história do clube.
Com o resultado, o Atlético-MG alcança sua nona final continental e renova a esperança de encerrar a temporada com um título internacional.
Próximo compromisso
Antes da final, o Galo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (2), a equipe visita o Internacional, no Beira-Rio, às 18h30, pela 31ª rodada da Série A.
Escalação Atletico

4-3-3
Gol: Everson;
Defesa: Saravia, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana;
Meio Campo: Alan Franco, Fausto Vera e Igor Gomes;
Ataque: Bernard, Dudu e Rony;
Técnico: Sampaoli;
Escalação do Independiente del Valle

4-4-2
Gol: Villar;
Defesa: Matías Fernández, Richard Schunke, Carabajal e Gustavo Cortéz;
Meio Campo: Jordy Alcívar, Mercado, Sornoza e Arroyo;
Ataque: Michael Hoyos y Claudio Spinelli
Técnico: Raul Antuna;
Detalhes
📅 28 de outubro de 2025
🕐 21:30 horário de Brasília;
🗺️ Arena MRV
🚩 Arbitro: Esteban Ostojich (URU)
🚩Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
🚩4º Arbitro:
🚩Var: Christian Ferreyra (URU)
Galeria de Fotos




