O meia Bruno Xavier, de apenas 18 anos, pode viver neste fim de semana seu momento mais importante desde que chegou ao Flamengo. Relacionado para enfrentar o Sport, o jovem tenta aproveitar a oportunidade aberta pela longa lista de desfalques no elenco rubro-negro — e leva consigo o orgulho da família, natural da cidade de Ninheira, no Norte de Minas.
Revelado inicialmente pelo Cruzeiro, Bruno ganhou destaque no Athletic-MG, onde brilhou no sub-17 em 2023 com seis gols e cinco assistências. A ascensão rápida o levou a treinar com o elenco principal e a despertar o interesse do Corinthians, clube para o qual foi emprestado em abril de 2024. Apesar do bom desempenho, as conversas para compra definitiva não avançaram, e o meia retornou ao Athletic no início de 2025.
Em abril deste ano, surgiu o convite do Flamengo, tornando Bruno o primeiro reforço de José Boto para as categorias de base rubro-negras. O vínculo por empréstimo vai até 31 de janeiro de 2026, com opção de compra fixada em R$ 1,5 milhão por 80% de seus direitos econômicos.
Mesmo com boa rodagem para a idade, o meia ainda busca números mais expressivos pelo clube. São 14 partidas disputadas — seis pelo Brasileirão Sub-20, quatro pela Copa OPG Sub-20 e outras quatro pelo Cariocão Sub-20 — ainda sem gols ou assistências.

A chance de aparecer entre os relacionados do time principal surgiu principalmente devido às ausências no elenco. Convocados para compromissos internacionais, Alex Sandro, Danilo, Varela, Arrascaeta, Viña, Plata e Carrascal estão fora, assim como os lesionados Pedro, Jorginho e Allan. De La Cruz também ficou de fora da lista, abrindo espaço no meio-campo.
Agora, diante do Sport, Bruno Xavier tenta transformar essa oportunidade em um ponto de virada na carreira — e quem sabe garantir sua permanência no clube. Enquanto isso, a família em Ninheira-MG acompanha de perto cada passo, orgulhosa de ver o conterrâneo despontando no futebol nacional.




